Alimentação

Será que é Saudável?

"Será que é Saudável?"

Será que é saudável? Quantas vezes você já se fez essa pergunta diante das prateleiras do supermercado? Comigo sempre surgia essa dúvida e geralmente eu acabava comprando o produto por achar que era leve, com baixo teor de gordura ou por conter a palavra “Integral”…

Me sentia a mais fitness do mundo e saia de la feliz da vida, sem saber que tudo aquilo, na verdade, iria prejudicar a minha dieta e também a minha saúde. Nessa matéria, vou te apresentar alguns alimentos que nos enganam com a aparência de saudáveis, mas na verdade não são…

Parece saudável mas não é

Será que é Saudável?
Será que é Saudável?

Nós temos o péssimo hábito de nos deixar impressionar pela embalagem do produto e não pelo conteúdo, mas esse conteúdo que estou falando não é o que vem dentro do pacote e sim a informação nutricional descrita nas embalagens.

Eu sempre falo isso e vou reforçar mais uma vez; temos que aprender a ler os rótulos, a informação que precisamos para saber se o produto é saudável ou não geralmente está ali. Um alimento Integral por exemplo, ele só possui essa propriedade se nos ingredientes aparecer descrito em primeiro lugar a farinha de trigo integral, caso contrário você está comprando, de certa forma, gato por lebre.

O melhor mesmo é seguir aquela regrinha do descasque mais e desembale menos… o natural é sempre a melhor opção, mas como não descartamos os industrializados 100% precisamos ficar o mais atentos possíveis.

Confiram abaixo os alimentos!

1- Barrinha de cereal

será que barra de cereal é saudável?
será que barra de cereal é saudável?

Será que é Saudável? Bom, pelo menos era a primeira coisa que eu comprava quando começava uma dieta. A verdade é que, a maioria das barrinhas que encontramos por aí contêm uma grande quantidade de gordura saturada, açúcar e corantes. Barras de cereais são saudáveis só nos rótulos.

Os teores de nutrientes declarados nas embalagens nem sempre são os mesmos que os produtos contêm… fora que já existem versões com chocolate, leite condensado e outros ingredientes que só aumenta mais a certeza de não ser um produto recomendado. O ideal é apostar nas receitas caseiras de barrinhas de cereais, só assim você sabe realmente como é feita.

2- Peito de Peru

Peito de peru é saudável?
Peito de peru é saudável?

O peito de peru é bem famosinho entre as dietas por ser pouco calórico, mas não podemos esquecer que se trata de um embutido, e como tal vem carregado de aditivos químicos prejudiciais ao organismo.

Glutamato monossódico, aromas artificiais, espessantes, corantes e conservantes são apenas alguns dos nomes que constam na lista de ingredientes que pode causar desde a simples retenção de líquidos à hipertensão arterial se consumido em excesso. Olhe o rótulo dos produtos, optando sempre por aquele com a menor taxa de sódio.

Sendo assim não podemos considera-lo como um alimento “saudável” , deve ser consumido com bastante moderação.

3 – Sopas em pó

Sopa em pó é saudável?
Sopa em pó é saudável?

Cuidado com as sopas industrializadas. Elas são camufladas assim como no caso do peito de peru, apesar de poucas calorias, as sopas em pó são ricas em sódio e glutamato monossódico.

Tenha sempre em casa legumes fresquinhos, Até porque as sopas feitas em casa nem se comparam com aquelas que compramos no pacotinho, essa é fácil de substituir. Fácil de fazer e a gente só tem a ganhar tanto em qualidade como em sabor.

As sopas são fáceis de fazer e dá para variar bastante o sabor !!

4- Suco de caixinha/ latinha

Sucos de caixinha São Saudáveis?
Sucos de caixinha São Saudáveis?

Trocar o refrigerante por suco é um hábito que muita gente faz para se sentir mais Fit, mas nem todos os sucos são assim tão saudáveis.

Os sucos de caixinha contêm uma quantidade grande de açúcar, corantes, aromas artificiais e mesmo as versões light ainda apresentam muitos conservantes (que podem prejudicar o funcionamento do intestino) e, em alguns casos, grandes quantidades de sódio. Muitas vitaminas presentes nas frutas são perdidas durante o processo de industrialização.

Alguns fabricantes fazem a adição de vitaminas depois, mas mesmo assim a proporção não é a mesma dos sucos naturais. Sucos de polpa são um pouco mais interessantes nesse sentido, porque o processo de congelamento da fruta gera uma perda menor de vitaminas.

Os sucos naturais são a melhor opção, mas também é preciso ter cuidado. A principal perda na hora de fazer o suco de fruta são as fibras, que são importantes para a função intestinal. “Se for tomado rapidamente, de 30 a 60 minutos depois de ser feito, o suco natural preserva grande parte das vitaminas”

 

5- Kani

Kani é saudável?
Kani é saudável?

O kani é uma boa fonte de proteínas: em 100 gramas de kani, há 7 gramas do nutriente. E em 1 pedaço com 14 gramas há 16 calorias.

Entretanto, o alimento não fornece fibras e é completamente industrializado, sendo um problema para quem gosta de viver de forma saudável, fugindo de alimentos processados e buscando sempre alimentos naturais, frescos e orgânicos.

O kani é na verdade um composto de peixe com sabor artificial de carne de caranguejo. É uma espécie de salsicha, mas com peixe, onde são adicionados aromatizantes, corantes e glutamato monossódico. Além de conter glúten e grande teor de sódio.

Então, assim como o peito de peru o Kani deve ser consumido com moderação ou Evitado

Se você leu até aqui tenho certeza que já foi enganada por alguns desses alimentos camuflados de saudáveis, mas é como eu sempre digo, não precisa retirar tudo da sua alimentação, basta conhecer bem os alimentos, ler os rótulos e consumir com equilíbrio.

Precisamos ter uma dose de bom senso e consciência até para mudar nosso estilo de vida. Eu estou aprendendo e tudo que me trás bons resultados compartilho aqui com vocês, então quero te convidar a me seguir pelas redes sociais porque sempre trago conteúdos como esse para te ajudar no dia a dia: : Twitter: @carolinadizcd , Instagram:@carolinadizcd Facebook: carolinadiz. Espero te ver mais vezes por aqui hein… Bjs e até a próxima.

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