Saúde

Como se Livrar da TPM

"Como se Livrar da TPM"
Como se Livrar da TPM
Como se Livrar da TPM

Como se Livrar da TPM? Tenho certeza que você já fez essa pergunta algumas centenas de vezes. Vamos lá então, compartilhar desse assunto que atinge a maioria de nós do sexo feminino.

Podemos classificar que existem 2 tipos de mulheres: as que sofrem com a temida TPM (Mais de 80%, diga-se de passagem), e a sortuda minoria que não passa por esse inferno mensal.

Eu sei que muitas vezes pode parecer bem dramático a maneira com a qual nos referimos a TPM, mas acredite, Não é drama!

Embora nem todas as mulheres tenham Tensão Pré-Menstrual, alguns sintomas como cólicas, inchaço e indisposição em geral podem aparecer nesse período – cerca de 85% das mulheres relatam ter pelo menos um sintoma por mês.

Porem existem relatos mais sérios como depressão, choro incontrolável e aparentemente sem motivos, queda brusca da auto estima, irritabilidade fora do normal, pensamentos suicidas e homicidas, enxaqueca, compulsão em comer, principalmente doces, indisposição para tarefas diárias… e a lista não para…

5 Passos Contra a TPM

Mesmo que não haja “cura” real para a TPM, e se você perceber que ela está começando a prejudicar demais sua vida pessoal e até mesmo profissional, talvez seja hora de procurar uma ajuda médica.

Hoje em dia existem muitos tratamentos que podem amenizar significativamente esses sintomas.

Mudanças no estilo de vida também ajudam demais a diminuir o desconforto. Então vem comigo, porque eu vou te contar Como se Livrar da TPM. Tem funcionado muito bem para mim e tudo que é bom a gente compartilha.

Melhore sua dieta

Melhore sua dieta contra a TPM
Melhore sua dieta contra a TPM

Para descobrir Como se Livrar da TPM o primeiro passo seria mudando a sua forma de comer. Uma dieta salgada pode causar inchaço, a cafeína pode agravar irritabilidade ou ansiedade, o álcool pode piorar a depressão e muito açúcar pode desestabilizar seu açúcar no sangue e seu humor.

São inúmeros motivos que nos mostram o quanto a alimentação pode contribuir com a Tensão Pré Menstrual.

“Tente comer mais frutas, vegetais e grãos integrais na semana anterior ao seu período.”

E não é apenas o que você come, mas como você come. O objetivo é comer em intervalos regulares, de 3 em 3 horas para evitar picos de açúcar no sangue, diz Joanne Piscitelli, MD, professora clínica associada de obstetrícia e ginecologia na Duke University em Durham, Carolina do Norte.

“Vale mudar os hábitos alimentares antes de procurar ajuda médica, porque você tem menos probabilidade de ter efeitos colaterais “, diz ela.

Dica top da Dra hein.

Exercite-se Mais

Exercite-se mais contra a TPM
Exercite-se mais contra a TPM

O exercício pode combater sintomas físicos e emocionais de TPM, diz a Dra Piscitelli (olha a Dra aí de novo).

“Mesmo que as mulheres digam que não têm energia. É exatamente nesse momento quando é mais importante se exercitar”, diz ela.

Escolha uma rotina de exercícios que melhore a frequência cardíaca e que você tenha prazer. Para a TPM, o Centro Americano de Informações sobre Saúde da Mulher recomenda duas horas e meia de atividade moderadamente intensa, uma hora e 15 minutos de atividade aeróbica vigorosa, ou uma combinação das duas por semana, além de duas sessões de fortalecimento muscular.

“A atividade física libera a serotonina, hormônio responsável por grande número de funções psicológicas e fisiológicas, como humor, apetite, sono…ajudando dessa forma no controle da TPM.”

Remédios naturais

Remédios Naturais para TPM
Remédios Naturais para TPM

Os remédios à base de plantas não são estudados (e não regulamentados quando comparados aos medicamentos prescritos), mas existem alguns que podem ser efetivos para aliviar os sintomas, como cólicas e mudanças de humor.

Você pode considerar o uso de óleo de onagra (pouco conhecido mas excelente para o período menstrual), gengibre, folha de framboesa, dente de leão ou cremes naturais de progesterona.

Controle seu estresse

Controle seu Estresse contra a TPM
Controle seu Estresse contra a TPM

Em primeiro lugar, é importante que você tenha um descanso adequado e um sono de qualidade. Tente dormir tanto quanto você pensa que precisa para que a privação do sono não cause sintomas. Dormir mal te deixa indisposta e mau humorada.

Em seguida, faça um esforço consciente para reduzir seu nível de estresse. Você pode experimentar respiração profunda, massagem, meditação ou yoga, algo que possa aliviar a mente e o corpo.

Mas pule a meditação se você sabe que seu melhor plano contra o estresse é uma noite de garotas ou escrevendo no seu diário, sei lá, mas encontre o que funciona para você e pratique isso. Porque controlar a TPM envolve muito esforço da sua parte.

Tome analgésicos

Analgésicos para combater a TPM
Analgésicos para combater a TPM

Para as mulheres que sofrem de TPM, os sintomas como cólicas, sensibilidade nos seios, dor nas costas ou dores de cabeça, os analgésicos anti-inflamatórios podem proporcionar algum alívio.

Estes incluem ibuprofeno (Advil e medicamentos similares) e naproxeno.

Ou você pode tentar remédios sem receita direcionados especificamente para combater a TPM, como Pamprin e Midol. Estes geralmente combinam algum tipo de analgésico com a cafeína.

Pergunte ao seu médico sobre os antidepressivos

Os antidepressivos não são a primeira escolha para problemas de humor relacionados ao TPM. Ainda assim, são uma opção se os sintomas forem graves e estiverem afetando sua vida diária (e quando nada mais está ajudando).

Esse período de tensão também pode agravar a depressão já existente. Algumas mulheres podem pensar que a depressão é equivocadamente atribuída a TPM, mas não percebem que não segue os padrões de seus períodos. Tratar a depressão pode ajudar nos sintomas .

Conheça seus sintomas

Reconheça os Sintomas da TPM
Reconheça os Sintomas da TPM

A TPM é real. Mas primeiro você pode precisar observar seus sintomas por vários meses para ter certeza de que está enfrentando uma TPM e não outra condição, como a depressão.

Pesquisas mostram que entre 12 a 25 milhões de mulheres sofram de TPM debilitante. Incluindo sintomas físicos e emocionais, estes sintomas são variados, assim como os tratamentos para aliviá-los.

” Pasmem!! Estudos apontam que existem mais de 150 Sintomas (sim, eu disse 150), relacionados a TPM”.

Se você leu esse artigo até aqui, provavelmente sofre com os sintomas da TPM assim como eu, e meu principal conselho é que você não desanime no primeiro tratamento, e também não espere uma formula mágica logo de cara.

Te garanto que é possível sim descobrir Como se Livrar da TPM seguindo esses passos e tentando inclui-los em sua rotina diária, te falo por experiência própria porque funcionaram muito bem comigo.

Os sintomas são muito particulares com cada mulher, por isso que sempre digo que é importante você descobrir o que funciona melhor para você e tirar o máximo de proveito disso.

Espero muito ter te ajudado de alguma forma nessa luta contra a TPM, porque só nós mulheres sabemos o quanto isso nos prejudica. Coloque em pratica e depois volta aqui pra me contar os resultados.

Aliás, eu sempre compartilho experiências por aqui sobre, alimentação saúde, beleza, enfim …tudo o que envolve o nosso universo feminino, então quero te convidar a me seguir nas redes sociais para que a gente possa interagir mais sobre tudo isso : Twitter: @carolinadizcd , Instagram:@carolinadizcd Facebook: carolinadiz.  Bjs e até a próxima.

 

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